FAQ

0. Não estou conseguindo atualizar objetos

devido à grande quantidade de proxies inclusos indevidamente na base (quase 9k até o final de Outubro de 2020), boa parte dos mntners foram desativados preventivamente. Os proxies obviamente também foram removidos. Para reativar sua conta entre em contato com db-admin@bgp.net.br, mas antes tenha certeza que esse é o seu caso, para tanto basta pesquisar na base pelo mntner do AS, se ele não existir (apenas o mntner) provavelmente é o seu caso. Para aumentar as chances de sua solicitação ser atendida em um tempo razoável (o suporte é 'best-effort'), inclua no subject o ASN e informe explicitamente (também no subject) que está solicitando a reativação do mntner.

1. Como alterar minha senha

essa função está disponível na página para mantenedores, clique aqui.

2. Como alterar/editar, incluir ou remover objetos

isso é ou feito através do método tradicional, ou seja, submissão via e-mail (para auto-dbm@bgp.net.br), ou via API (https://bgp.net.br/submit). Detalhes, tutoriais sobre IRR, etc:

    https://wiki.brasilpeeringforum.org/w/Cadastrando_seu_ASN_no_IRR_TC

    https://www.radb.net/support/tutorials.php (ver "Managing Objects Through Email")

    https://ix.br/ixforum/9/slides/ixbr9-irr.pdf

    https://ftp.registro.br/pub/gter/gter31/03-IRR-SCW.pdf


Para instruções sobre submissão via API, vide     https://irrd4.readthedocs.io/en/master/users/database-changes.html

3. Como remover o meu AS do TC IRR

utilize o recurso de remoção na página mntner.

4. Como visualizar os objetos que foram publicados pelo Wizard?

através do whois, ex. listar todos os objetos *mantidos pelo AS268517*: whois -h bgp.net.br -s TC -i mnt-by MAINT-AS268517

5. enviei um e-mail para db-admin@bgp.net.br mas não tive resposta

o suporte do TC IRR é realizado em regime "best-effort", portanto evite enviar e-mails com dúvidas muito genéricas, fora de contexto e (principalmente) já contidas no FAQ. Isso pode não ser ideal para alguns usuários, nestes casos recomendamos serviços especializados como o Merit RADb.

6. Quem mantém os projetos do bgp.net.br?

é uma iniciativa pessoal, *sem vínculos* diretos ou institucionais com nenhuma entidade ou empresa e *mantidos com recursos próprios*. Detalhes em Sobre.

7. Por que o TC não tem uma interface para administração dos objetos IRR semelhante ao RADB?

porque o TC não é um produto comercial e também não tem a intenção de concorrer com soluções e serviços especializados.

8. Política de uso

ao incluir seus objetos na base está automaticamente concordando com a política sumarizada na seguinte apresentação, em especial o slide 42. Caso não concorde execute a ação descrita no ítem 3 deste mesmo FAQ.

9. ERROR: Object * referenced in field * not found in database TC - must reference one of role, person.

a versão anterior do IRRd usado no TC era menos exigente quanto a existências dos contatos dos objetos, e agora é bastante estrita quanto a isso. Redefinir o mantenedor via página mntner é o jeito mais simples de resolver isso.

10. Colaborando com o TC

se quiser e puder ajudar com a manutenção do sistema, doações podem ser feitas aqui.