Sobre o TC IRR

O principal objetivo do TC IRR é disponibilizar aos Sistemas Autônomos brasileiros um contato inicial descomplicado *e gratuíto* com o IRR.

Para "descomplicar" e popularizar o uso da tecnologia foi desenvolvido um "assistente" que automatiza completamente a inclusão de novos ASes (abstrai completamente a RPSL, ou seja, elimina toda a complexidade inerente à tecnologia e aos seus subsistemas). Esta ferramenta também importa a política registrada pelo AS na base do Registro.br (caso exista) e ainda valida os anúncios do AS antes de incluí-los na base IRR (verifica se são ativos alocados à entidade que os está anunciando).

O TC é um projeto pessoal e sem fins lucrativos. Foi criado (e é mantido) por Herbert Faleiros. Iniciou suas atividades em 2010 e já contou com o apoio (principalmente com a cessão de recursos computacionais) das seguintes entidades e empresas (a quem agradecemos mais uma vez): Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID), Algar Telecom, Americana Digital, Alog Data Centers do Brasil (Equinix), IB Telecom e SCW Telecom.

Hoje, no final de 2019, cerca de 92% dos ASes brasileiros *encontrados na DFZ* tem IRR, desconsiderando os proxies esse número cai para cerca de 25%. Deste percentual cerca de 90% estão registrados no TC, portanto o objetivo da base há quase 10 anos atrás foi plenamente alcançado!

Disclaimer: o suporte do TC IRR é realizado em regime "best-effort", isso pode não ser ideal para alguns usuários, nestes casos recomendamos serviços especializados como o Merit RADb.

Qualquer dúvida entrem em contato através do e-mail db-admin@bgp.net.br.